Lembraremos desta vida na eternidade ?

Assuntos como este despertam muitas vezes nossa curiosidade e nossa atenção. Você já ouviu falar sobre isso? Você já pensou sobre isso?

O livro que trata do final dos tempos pode ser encontrado no final de sua Bíblia.

Sim, é verdade que o Apocalipse é considerado por muitos um livro difícil de entender pelas várias figuras e mensagens que se apresentam ali, porém, por outro lado, há passagens muito esclarecedoras referentes ao final dos dias.

Será que não nos lembraremos de nada nessa vida? Em caso positivo, como fico então eu, salvo, sabendo que meus entes queridos perecem no inferno sofrendo para sempre? Não é no céu onde teremos alegrias e não se ouvirá choro?

Quando eu era criança lembro-me de estar assistindo uma novela (não pelo fato de gostar de novela, e sim porque isso faz parte da nossa cultura) e uma de suas cenas mostrava as pessoas que foram para o céu vestidas de branco, em um campo verde imenso, alegres de um lado para outro cantarolando. E o pior de tudo é que eles se lembravam dos que tinham ficado na terra e choravam![youtube=http://www.youtube.com/watch?v=vUZNgHLuLVI&feature=related]

Gente, olhando para Bíblia encontramos a passagem do rico e de Lazaro (Lc 16.19-31). O rico viu que estava no inferno, no Hades, e Abraão e Lazaro estavam no céu.

O rico reconheceu a Lazaro e Abraão e lembrou-se deles assim como de sua família que estava na terra e pediu que enviasse alguém para lhes falarem para eles não irem para o mesmo lugar que ele.

Jesus também quando foi ao monte da transfiguração levou seus discípulos ali e eles também reconheceram a Moisés e Elias que tinham partido para a eternidade há muito tempo. (Mt 17.1-13).

Logo, se temos a capacidade de identificar as pessoas que conhecemos na Terra em seus corpos já glorificados, isso nos remete a entender também que não somente o corpo mas também nossas memória serão mantidas.

Em uma situação hipotética, pense em você sendo salvo e estando no céu. Agora é tudo tão novo pra você, e você não se lembra de nada, tanto que não se lembra nem quem te salvou e porque te salvou! Isso não faz o menor sentido. Não seremos como “zumbis” no céu.

Então você pode até pensar que eu esteja errado, tendo como base Eclesiastes 9:5:

“Porque os vivos sabem que hão morrer, mas os mortos não sabem de coisa nenhuma, nem tão pouco terão recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento”

Esta passagem faz referência a esse mundo ainda. O morto não deixa só de ter conhecimento das coisas que viveu, como também não tem mais nada aqui na terra.O próprio Salomão complementa: “porque na sepultura, para onde tu vais, não há… conhecimento” (Ec. 9:10).Isso deixa claro que é aqui nesse mundo, na sepultura que o morto não tem conhecimento.

E para concluir, leiamos o texto de Apocalipse seis que citei logo no começo do artigo como sendo esclarecedor:

“Quando rompeu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que tinham sido mortos por causa da Palavra de Deus e do testemunho que sustentavam. Elas clamavam em alta voz: Até quando, ó Soberano, Santo e Verdadeiro, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?”

Vemos aqui que os salvos não só estão conscientes no céu, mais como também estão pedindo justiça a Deus.De fato iremos nos lembrar das coisas que vivemos aqui na terra.

Agora como fica o fato de nos lembrarmos de nossos entes queridos que não estejam ali com Deus?

Paulo fala que teremos um corpo glorificado e não somente um corpo, mas uma mente também. Com isso nos preocuparemos em agradar e louvar ao único que merece toda nossa adoração e devoção, Deus. Além é claro de a Bíblia falar que nos céus não haverá nem tristeza nem choro.

7 comentários em “Lembraremos desta vida na eternidade ?”

  1. Ticão.
    Ótimo tema. Às vezes sempre penso nisso rs.
    Vivemos pregando em nosso dia a dia e dando exemplo do que Deus tem para a vida daqueles que NELE crêem. Mesmo com toda minha imperfeição sou capaz disso….
    Acredito que no céu estaremos conformados de maneira perfeita, a qual viveremos na vontade de Deus que é boa, perfeita e agradável. Não viveremos nos martirizando e cobrando essas coisas de Deus pois por mais que nos achemos capazes, ELE È SOBERANO.
    Amar a Deus … amar a Deus … AMAR A DEUS …. AMAR MAIS A DEUS acima de todas as coisas. Jesus prometeu que nos acrescentaria mães e irmãos já no presente século. Triste é viver assistindo as pessoas caminhando rumo à morte eterna, inclusive nossa parentela.
    Sobreviveremos à isso tambem. Amo vcs.

  2. É isso aí Rô….TUDO tem que ser ELE! e TUDO vai ser para ELE!!

    “e nos transportou para o reino do seu Filho amado; em quem temos a redenção, a saber, a remissão dos pecados; o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas; também ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência, porque aprouve a Deus que nele habitasse toda a plenitude, e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus. “

  3. Esse é um assunto facinante e misterioso para nossa mente limitada! E quão maravilhoso esse dia será! Parabéns pela iniciativa do blog.

    Porém, tenho algumas colocações sobre o post:

    – O texto do rico e Lázaro, não diz que no céu alguém viu ou tinha conciência de quem estava no inferno, só o contrário;

    – O texto de Apocalipse trata das pessoas da tribulação que morreram pela causa de Cristo e pediam por justiça, e isso antes do juízo final e da ida aos “Novos céus e nova terra”;

    – Em Isaías 65.17-em diante, fala: “Pois eis que crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas.” – O contexto aqui se trata do milênio, mas se para ter um reino perfeito e sem mácula, irá findar essas lembranças ruins, quanto mais no céu, onde como vc mesmo disse, que “não haverá nem tristeza nem choro”.

    Esse assunto é difícil argumentar, pois, temos poucas referências tratando exatamente e minuciosamente de como será no céu, porém não creio que nos lembraremos das coisas tristes, ou teremos muitas lembranças das coisas que se passaram aqui da terra, e nem dos nossos entes que não aceitaram Cristo como salvador e Senhor de suas vidas. Mesmo porque, não tem lógica isso acontecer, já que o que mais desejaremos e ansiaremos será conhecer e permanecer na presença do nosso Deus!

    Fiquem na paz…

    Esther

    • O mesmo texto onde diz que no céu não haverá nem tristeza nem choro também diz anteriormente que Deus enxugará de nossos olhos toda lágrima. Ora, como enxugará se não haverá choro??? – Concordo com todo o texto, pois a Bíblia nos diz que seremos semelhantes a Jesus Cristo e mais ainda que devemos ter e teremos a mente de Cristo. Ora, Jesus quando ressuscitou dos mortos nao somente se lembrou de tudo, mas ainda trouxe em suas mãos e em seus pés as marcas dos cravos (pregos). Ele é o primogênito dos mortos e tudo o que aconteceu a ele certamente acontecerá conosco, logo, certamente nos lembraremos de tudo na eternidade. A Bíblia Sagrada em lugar algum corrobora com a tese de que não nos lembraremos. Os textos citados por vc são vagos e nos dizem muito pouco a respeito.

  4. Obrigado pelo comentário que muito enriquece nosso conhecimento com pontos de vista diferentes, mas deixe-me explicar o que entendo sobre esse versiculo que você mandou.
    No contexto de Isaias 65, especificamente no versiculo 16, refere-se as “primeiras angustias”.Você percebe que Deus está falando sobre as angustias, ou “coisas ruins” que entendemos e passamos aqui na terra, mas que será sobreposto de paz de modo divino na eternidade.
    O verbo que é traduzido como “lembrar” no hebraico é “zakar”, muitas vezes define a ação ou a condição que resulta da memória consciente.Por exemplo:
    Em alguns versiculo do antigo testamento você vê em passagens que os judeus não se “lembravam” de Deus, nesse caso, não quer dizer que eles não conheciam completamente Deus, ou não faziam idéia de quem era Deus, e sim que não davam a Deus o culto ou adoração que lhe cabia.
    Em resposta a passagem do Lázaro, o que friso ali é que o carater de Lazaro é mantido, nos levando a crer que continuaremos como somos aqui, claro, com um corpo e mente glorificados.
    Concluindo, Deus de alguma forma sobrenatural como você mesmo falou, não nos deixará triste ou com memórias tristes na eternidade, e sim seremos revestidos por sua glória de tal forma que a única coisa que precisaremos naquela hora é conhecer mais e mais a Deus.
    João 17.3 ” E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”

  5. Paz a todos! Estive pesquisando sobre o tema e realmente é um ponto difícil de se chegar a um consenso. Creio que lembraremos de tudo mas não haverá a tristeza como sentimento, devido a presença de Deus e o Amor que preencherá todo nosso ser pois seremos transformados.

Deixe um comentário