O crente deve preocupar-se com sua saúde física?

Parte I

Muito nos é falado sobre como o crente deve preocupar-se com sua saúde espiritual, ou como deve desconsiderar as questões menos relevantes e preocupar-se só com seu crescimento espiritual. Porém, pouco é dito sobre o corpo do crente, em relação a sua saúde física.

Como podemos constatar no livro aos Hebreus 4:12, nosso corpo é separado em: alma, espírito e corpo.

Dessa forma não teríamos que dar a mesma ênfase ao cuidar de nossa espiritualidade assim como nosso corpo?

Há algum problema em um crente ser gordo de mais ou magro de mais?

Ao negligenciar a minha saúde física estou pecando?

Cada vez mais em nossa sociedade é ensinado que quanto mais magra a pessoa é, mais bonita ou na moda ela está. É muito comum ver adolescentes e jovens trilhando caminhos penosos para ter um corpo aceito e invejado pelos seus amigos e amigas. E não pense que esses limites não atravessam os portões da sua igreja ou da sua casa.

 Ou levando para o outro extremo, há também o descuido total pelo seu corpo, levando a pessoa a comer compulsivamente, ou ingerir alimentos e bebidas que fazer mal para sua saúde física.

Em minha curta vida cristã, tenho presenciado inúmeros pastores pregando diversas mensagens sobre como manter-se saudável espiritualmente ou como alimentar seu espírito de maneira saudável, contudo, são poucos os pastores e pregadores que levam uma mensagem de zelo pelo seu próprio corpo, que é o templo de Deus.

Lendo (I Cor 3.16,17) vemos: Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? Vemos aqui uma responsabilidade muito grande em nossas vidas. Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus, que são vocês, é sagrado.

O próprio Espírito de Deus habita em nosso corpo, talvez esse versículo já seria suficientemente completo, para você entender a real necessidade de cuidar do seu corpo e não tratá-lo com desprezo ou omissão.Contudo, há diversas formas de destruirmos o corpo que Deus nos deu.Muitas delas já são conhecidas por nós e talvez você pense: Ah, mas eu nunca faria uma coisa dessas, isso sim é pecado! Só que quero chamar sua atenção não só para pecados como glutonaria, bebedices, consumo de drogas, autoflagelação, mas também para a falta de zelo pelo corpo que Deus criou.

Continuando a leitura vemos Paulo sendo mais objetivo nesse sentido: (I Cor 6.19,20)

Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?

Vocês foram comprados por alto preço.Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês. 

Crente saiba de uma coisa, tudo que é em excesso acaba tornando-se pecado. Deixe-me explicar melhor, uma pessoa que não come porque não quer torna-se gorda e ficar fora da “moda”, está prejudicando seu corpo, pois todos nós precisamos de uma certa quantia de alimento para viver de forma saudável.Assim como uma pessoa que exagera nesse limite e acaba comendo de mais, acaba trazendo problemas físicos para seu corpo.Como glorificaremos a Deus com o corpo se não cuidamos de forma básica dele?

O próprio Apóstolo Paulo usa diversas vezes formas de exercícios físicos para apresentar uma realidade espiritual como sendo saudável. Se olhar um pouquinho mais para trás na Bíblia, verá que não só Jesus, mas como também os Apóstolos tinham uma saúde saudável porque andavam a pé por distâncias muito longas (Judéia, Sumária e Galiléia Mt 9.35).

Por fim, gostaria que você lesse a recomendação de João em (3 João 1.2) Amado, oro para que você tenha boa saúde e tudo lhe corra bem, assim como vai bem a sua alma.

João aqui considera a saúde importante assim como a alma.Fomos chamados para viver em um equilíbrio, nem fazer do seu corpo um ídolo, ou uma vitrine para o mundo, mas também não desprezá-lo como algo ruim,   algo que mesmo deteriorado pelo pecado não mereça de nós atenção e responsabilidade para cuidar.

Com tudo isso gostaria de concluir alertando que você não se acomode com o presente século.Não deixe a mídia ditar sua tendência, falando como deve ou não ser seu corpo.Deus fez todos nós com corpos perfeitos, somos feitura dEle, obra prima do criador!Honre seu corpo cuidando não apenas de sua saúde espiritual, mas também sua saúde física.Não podemos separar as duas coisas como foi feito por alguns pensadores antigos que diziam que o corpo não prestava, por isso era importante preocupar-se só com o espírito.

Crente seja saudável em todas as áreas da sua vida!Glorifique a Deus com todas elas!Cuide do seu corpo para que ele não atrapalhe sua saúde espiritual. Pense nisso!

Permaneçam nEle!

3 comentários em “O crente deve preocupar-se com sua saúde física?”

  1. Excelente reflexão. Deus nos deu um corpo para cuidarmos dele de maneira a glorificá-lo. E isso fica bastante sério quando lembramos que o corpo do crente é o templo do Espírito Santo.

    É claro que Deus pode ser glorificado por meio de todo e qualquer tipo de corpo, saudável ou não (leia sobre a história do cego de nascença em João 9) mas tudo o que estiver ao nosso alcance para preservar nossa saúde devemos sim fazer.

Deixe um comentário