Heróis da oração

Texto de Nathan W. Bingham

A maioria dos cristãos estão familiarizados com o texto de Hebreus 11, um capitulo intitulado por R.C. Sproul como  “Chamada da Fé”. Hebreus 11 é tanto um desafio para os cristãos como uma fonte de encorajamento. Ele nos desafia quando comparamos nossas vidas com as dos santos do passado, e Deus, graciosamente, ainda usa esses exemplos para nos encorajar a continuar buscando uma vida de fé.

Recentemente eu estava lendo o livro “Does Prayer Change Things? (A Oração Muda as Coisas?)” de R.C. Sproul. Em seu capítulo sobre o poder da oração, Sproul compila uma lista de heróis da oração no formato de Hebreus 11.

    * Pela oração, o coração de Esaú foi mudado em relação a Jacó, pelo que eles se encontraram de amigavelmente, em vez de maneira hostil (Genesis 32)

    * Pela oração de Moises, Deus enviou as pragas sobre o Egito e depois as removeu (Êxodo 7-11)

    * Pela oração, Josué fez o sol parar (Josué 10)

    * Pela oração, quando Sansão estava prestes a perecer devido à sede, Deus abriu uma fonte de água para seu sustento (Juízes 15)

    * Pela oração, a força de Sansão foi restaurada. E ele derrubou o templo de Dagom sobre os filisteus, de modo que aqueles a quem ele matou ao morrer foram mais do que ele matou em toda sua vida (Juízes 16)

    * Pela oração, Elias reteve a chuva por 3 anos e meio. Depois pela oração, ele fez chover novamente. (1 Reis 17-18)

    * Pela oração de Ezequias, Deus enviou um anjo e matou, em uma noite, 185,000 homens do exercito de Senaqueribe (2 Reis 19)

    * Pela oração de Asa, Deus confundiu o exercito de Zerá (2 Crônicas 14)

Faltaria tempo para falar de Abraão, que orou e recebeu um filho quando tinha a idade de cem anos; e Moisés, que recebeu ajuda no Mar Vermelho; e os Israelitas, que foram libertados do Egito depois de muita oração; e Davi, que escapou da traição de Saul pela oração; e Salomão, que recebeu grande sabedoria como resultado da oração; e Daniel, que teve a habilidade de interpretar sonhos depois de orar.
Pessoas foram livradas de perigos, curadas de doenças, viram entes queridos serem curados e testemunharam inúmeros milagres como resultado de oração fervorosa.

Se alguma coisa foi subestimada em Tiago, foi quando ele escreveu que a oração eficaz de um justo muito pode realizar (5.16)

Como Hebreus 11, ler a lista de heróis da oração de Sproul, é tanto um desafio como uma fonte de encorajamento. Sou desafiado a considerar a falta de fervor em minha vida de oração. Entretanto, encontro Deus graciosamente me encorajando a crescer em minha vida de oração e me lembrando que a oração é poderosa.

E você,  irá orar hoje?

Texto de Nathan W. Bingham – Texto original aqui

Deixe um comentário