Quem já não passou na frente de uma loteria com um Mega prêmio acumulado e pensou duas vezes em entrar ou não?
Ou quando você está navegando por um site, e de repente aparece aquele super banner tri colorido e saltitante na sua tela dizendo: “Você foi sorteado! Clique aqui e retire o seu prêmio”.
Quero propor nesse momento uma reflexão e também um possível esclarecimento a dúvidas simples, como: Posso ser um crente rico?
Ou aumentando um pouco o grau de complexidade: Há problemas em eu querer ser rico como crente?
Gostaria de primeiramente expor nosso texto chave para essa meditação. Em I Tim 6:9-10 “Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos”
Vivemos em um mundo que nos ensina desde criança que você é o que você têm. Se tenho um tênis que brilha quando piso (vai dizer que você não tinha), ou um brinquedo que anda e fala sozinho, sou muito mais procurado e reconhecido do que os outros meninos.
Ou quando você passa da infância para a juventude, e pensa que todo aquele tempo de brincadeiras e futilidades passaram. E já na faculdade, seu amigo “boyzinho” é o cara, porque além de ele ter um super carro esportivo, ele também só anda “nos panos gringos”.
E essa odisséia parece não ter fim, você fica mais velho e vem as comparações com sua casa, sua esposa,… fica um pouco mais velho e a comparação vem com o que você conseguiu na vida toda, … e por fim bem velhinho, a competição fica em torno se sua dentadura é ou não corega.rsrs…
Há um ditado que diz: “Status é comprar algo que você não quer, com dinheiro que você não tem, para mostrar pra gente que você não gosta, uma pessoa que você não é” (desconhecido).
Infelizmente essa é a realidade do mundo em que vivemos, e a idéia que se passa para todas as pessoas, é de que você deve ser rico para conseguir tudo o que desejar.
Em outra oportunidade escrevi um post aqui sobre “o que faz você feliz”, onde falei que felicidade cristã, não está baseada em fatos, e sim na paz divina. Com isso em mente quero discorrer sobre o versículo que o Apóstolo Paulo escreve à Timóteo sobre os males do amor ao dinheiro.
“Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição,”
Aqui a exortação é bem clara, ele diz: “os que querem ficar ricos”.
Não há problema em ser rico, assim como não há problemas em ser pobre, o problema que talvez o Apóstolo está querendo retratar aqui, é aquele desejo desenfreado por si tornar uma pessoa rica. É algo que se torna a prioridade máxima em sua vida. Essa vontade demasiada leva a consequências terriveis que ele mesmo diz no final do versículo … “levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição”.
O problema em torno de torna-se rico, é a forma que você fará para alcançá-lo.Por exemplo: Eu quero ser um atleta olímpico! Mas antes de tornar-me um atleta olímpico, vou ter que treinar 6 horas por dia, vou ter que ter uma dieta balanceada, etc…
Como você torna-se rico? Da mesma maneira você tem que esforçar-se em alcançar esse alvo, e é aí que está o problema!Você muitas vezes vai quebrar vários princípios da vida cristã e também das leis de Deus.
Tome cuidado meu irmão, se o seu alvo de vida é tornar-se uma pessoa rica, saiba que você vai ser tentado/provado (escreveremos sobre tentação e provação na próxima oportunidade) em muitas áreas da sua vida que nossa carne é muito propícia a cair. O que quero dizer com isso, é que um desejo pessoal em tornar-se uma pessoa rica, na maioria das vezes mostra um alvo de vida cristã muitas vezes destorcido do alvo do que Deus têm para sua vida.
Continuando o versículo ele diz: … “pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos”
Para fechar de forma bem objetiva nossa reflexão, o Apóstolo Paulo nos adverte claramente que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males.
Ah meus queridos irmãos, temos absorvido tantas idéias do mundo e tantos ensinamentos, que as vezes pensamos e agimos de forma errônea e não reconhecemos o quão longe estamos do plano de Deus.
Quem de nós se levantará na contra mão do mundo e dirá ao seu filho que o importante não é o tênis que ele usa, e sim a forma graciosa que Deus nos proporciona de poder andar para onde quisermos. Ou quem se levantará na faculdade e dirá que o importante não é o carro ou roupa importada que vale para avaliar uma pessoa, e sim a forma que essa pessoa lida com essa situação.
Amados para finalizar, não amemos o mundo nem as coisas que nele há. Como disse anteriormente no versiculo 8, todas essas coisas passaram e não levaremos nada para eternidade. Disponha seu tempo para trabalhar honestamente dando testemunho de Cristo em todos os lugares por onde passar.Acumule tesourou nos céus Mt 6.20 E se na Soberana vontade dEle, ele te abençoar com riquezas materias, amém, porém saiba que isso terá um próposito muito além de querer usufruir tudo para si.
Permaneçam nEle.
Gostei da dentadura Corega!!!!