Gostaria de trazer uma breve meditação sobre alguns versículos bíblicos que nos levam a crer que tudo o que fazemos é para a glória de Deus, e não somente nós, mas o que Deus também fez e faz é para sua própria glória.
Para quem desconhece, Soli Deo Gloria, foi um dos últimos solas escritos na reforma. Não quero falar sobre a reforma aqui, espero que você busque informações e não seja ignorante aos impactos que ela causou até mesmo para nossa religião, cultura e arte.
A questão então é: Damos SOMENTE a Deus a glória devida?
Deus é a prioridade em todas as áreas de sua vida?
Talvez um grande mistério para os seres humanos é a existência de OVNIs.Ou para que temos um universo infinitamente vasto em sua riqueza e complexidade, se nem ao menos podemos ir a um planeta que é nosso vizinho? Você já parou para pensar quantas gerações seriam necessárias para visitar dois, ou três planetas da nossa galáxia?!
Se você tivesse a oportunidade de viajar para fora do nosso planeta, e ir , ir, ir, ir……por milhares e milhares de anos luz para fora da galáxia; Mesmo assim, Cristo, ainda é aquele que morreu por ti, que nasceu numa manjedoura, crucificado, é aquele que fez tudo isso, e quem sustenta tudo isso.Esse é o Deus digno de ser glorificado!
Porque Deus criou isso tudo para nós?! Com certeza isso gera dúvidas em nossas mentes.
Não conseguimos entender de fato os planos de Deus se não colocarmos Deus em primeiro lugar em nossas vidas.E não quero aqui ser repetitivo a centenas de mensagens que você já ouviu, mas quero desafiá-lo a pensar a menos alguns minutos se Deus tem sido o primeiro em sua vida e se você rende glórias ao único que é digno.
Geralmente criticamos com veemência e até achamos infantil a adoração de imagens de esculturas tão condenadas por Deus no antigo e no novo testamento.Consideramos tais praticantes dessas ações como “desconhecedores da Palavra de Deus”, mas o mesmo pecado que eles cometem adorando uma imagem, você pode estar cometendo agora mesmo gabando-se de alguns atos heróicos que você cometeu, ou colocando coisas no lugar de Deus, como por exemplo: sua carreira profissional, alias, você que é jovem precisa preocupar-se com isso, não é mesmo?
Seus estudos, carro, esposa, novela, banda,futebol, dinheiro, fama, viagens, etc …
Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura”; Is. 42:8
Uma verdade que aprendemos na Palavra de Deus é que nosso Deus requer o primeiro lugar na sua vida! Buscai primeiro o reino de Deus, e todas outras coisas serão acrescentadas.(Mt 6)
Tudo foi feito por Ele e para ELE, toda a glória e honra são dEle.Você sem Deus não é nada, ele deve ser TUDO na sua vida, ou você não tem absolutamente nada!
Gosto de Is 40.22 que diz sobre a soberania de Deus, isso talvez também explique as questões iniciais que citei.Para que Deus criou o universo infinito e todas essas coisas?
Para ELE! Com certeza todas as coisas foram feitas por Ele e por intermédio dEle, e sem Ele nada do que existe, existiria! Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente Rm 11.36.
Em uma situação hipotética se nenhum de nós fossemos salvos, se nenhum de nós existíssemos, Ele continuaria sendo Deus perfeito, poderoso, sustentador do universo e merecedor de toda glória e louvor porque isso não depende de homem algum, e sim dEle.
“Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor” (Ap 5:12) e ‘”Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos” (Ap 5:13) e ainda “Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação…O louvor, e a glória, e a sabedoria, e as ações de graças, e a honra, e o poder, e a força sejam ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém!” Ap 7:10-12.
Nos dias que a reforma veio a tona, muita coisa precisava ser mudada. Muitas coisas estavam ocupando o lugar de Deus que não deviria ocupar.Hoje vivemos dias não muito diferentes, algumas coisas estão tomando o lugar de Deus em nossa vida e até mesmo em algumas de nossas igrejas. A conseqüência disso são igrejas fracas doutrinariamente, crentes desejando mais o mundo do que a Deus e uma total bagunça com o evangelho de Deus.
Creio que a igreja hoje precise de um avivamento de Deus, e a má noticia é que quando o avivamento vem de Deus, destrói tudo o que o homem com sua sabedoria construi e se gabou de fazer.
Se Deus ainda não é o primeiro na sua vida, o seu Senhor,arrependa-se e esforça-te para torná-lo. E se você ainda não reconheceu a majestade desse Senhor e lhe rendeu glórias no dia de hoje pelo simples fato de você respirar, não tarda em fazer.
Soli Deo Gloria